Rodrigo Siqueira

Enlightenment and Insights

- Blog de Rodrigo de Almeida Siqueira -

quinta-feira, janeiro 05, 2006

Para quem gosta de moedas brasileiras antigas, esta aqui é uma de 400 réis do ano 1721, época do Brasil Colonial, antes do Império, com a inscrição na face da coroa: "IOAN V", que é abreviatura de Ioannes Quintus, ou seja "João Quinto" (Dom João V). Na outra face da moeda está a Cruz de Cristo e o texto "In Hoc Signo Vinces" que é uma inscrição em latim que significa "Com este Símbolo Vencerás". Diz a lenda que esta frase foi o lema do imperador Constantino o Grande, após ter visto uma enorme cruz no céu e ouvido estas palavras logo antes da vitoriosa batalha contra Maxêncio no ano de 312.

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Vim lá das bandas da página do Lemisnki...
Esse Constantino fez um estrago quanto teve a visão da Cruz e venceu um exército. A história dele explica muita loucura que se arrasta até hoje não é?
Bom, vim aquí por curiosidade e acabei garimpando coisas muito legais.
Té mais.
Abraço
Mamanunes

7:11 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olá

Sou de Portugal e acabei de encontrar uma moeda igual a esta e em óptimo estado.
Gostaria de saber se alguém me pode dar uma ideia do seu valor hoje em dia.

Obrigado

Respondam-me para dgfernandes@sapo.pt

10:05 AM  
Anonymous Anônimo said...

Ola
Sou português e encontrei á dias uma moeda igual(apenas diferente na data-1726-). Gostava que alguém me desse uma ideia do seu valor sabendo que esta se encontra em razoavel estado de conservação.

Obrigado!

Por favor respondam para:antonio9gomes@hotmail.com

12:53 PM  
Anonymous Anônimo said...

olá... possuo uma semelhante, só que com data de 1768, no valor de 400 também, só que a inscrição é: JOSEPHUS ID G PORT ET ALG REX. gostaria de saber o valor dessa moeda (se possível) e caso haja algum interessado em comprá-la. favor entrar em contato pelo e-mail calgpa@hotmail.com.

grato

cláudio

12:17 AM  
Anonymous Anônimo said...

ola
sou de portugal e tenho uma moeda igual (apenas diferente na data - 1720). Gostava que alguem me desse uma ideia do seu valor actual e tambem alguma historia da mesma.
obrigado.

por favor respondam para: Ihmotep_50@hotmail.com

2:38 PM  
Anonymous Anônimo said...

Mais um Português:
Na realidade essa e as restantes referidas são moedas cunhadas para Portugal continental no valor de 400 réis comummente denominadas PINTOS. São moedas relativamente comuns com valores entre 60 e 200 euros dependendo da data e estado de conservação.
Se alguém desejar vender pode contactar para meu email.
agmachado@hotmail.com

2:47 PM  

Postar um comentário

<< Home